Viagens na Minha Terra: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Almeida Garret, por Bruno Alves

ATENÇÃO: A experiência artística da leitura literária é única e pessoal: sempre que puder, entre em contato com os textos originais para compreender os livros em sua essência.

Capítulo 44

Os capítulos seguintes são a reprodução da tal carta de Carlos a Joaninha.

Carlos endereça a carta somente a Joaninha, já que não reconhece mais seus outros familiares. Lamenta sofrer de um coração muito poderoso, de excessos que o matam – algo que Joaninha não poderia entender, por ser mulher.

Teria fugido após os últimos fatos por não desejar reconhecer Dinis como seu pai e entender que sua avó era também culpada, enquanto cúmplice, do crime cometido. Caberia a Deus julgá-los, enfim.

Decide então contar detalhadamente tudo o que lhe ocorreu desde que saiu, anos antes, de Portugal. Até então não havia amado nenhuma mulher. Conheceu uma rica família na Inglaterra, na qual fez amizade com três irmãs. Confuso por esse relacionamento triplo, ele quis fugir daquela família, mas acabou convencido a ficar – todas gostavam de sua presença. Havia uma, em especial, por quem ele se apaixonou: Laura.

Anterior Índice Próximo
error: Compre nossos ebook, a partir de R$ 5,90, para ter acesso aos textos com a opção copiar/colar habilitada ;)