Viagens na Minha Terra: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Almeida Garret

Capítulo 39

Apesar de dizer que encerrava suas divagações no fim do capítulo anterior, o autor retoma seu discurso: afirma que a lógica não passa de um sonho; compara filósofos e poetas, considerando os primeiros muito mais loucos e tontos que os últimos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anuncia que voltará ao vale de Santarém para encerrar a história da menina dos rouxinóis, mas primeiro fará mais algumas excursões arqueológicas em Marvila de Santarém. Ali visita um antigo Colégio, fundado por jesuítas. Compara a Companhia de Jesus aos cavaleiros templários, como organizações que foram extintas e se tornaram sociedades secretas.

Ao comentar sobre antigos planos para construir um Liceu na cidade, o autor relembra a expressão “ficou no tinteiro”, que foi substituída por “ficou na gazeta”, significando a desistência de um projeto. [Será que é daí que vem a expressão atual, no Brasil, “ficou na gaveta”, ou “engavetado”, quando há um projeto que não anda?]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vai agora a São Domingos, um estabelecimento monástico onde fica o túmulo de São Frei Gil, beato português que teria sido também um bruxo. Ao chegar ao jazigo descobre que ele foi violado e o corpo do santo não está mais lá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anterior Índice Próximo

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual