Viagens na Minha Terra: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Almeida Garret

Capítulo 35

Georgina se junta ao frade, clamando por seu perdão. Carlos não resiste ao chamado de sua amada e ajoelha-se também, unindo-se os três em um abraço.

Baixar eBook

Frei Dinis, em meio à comoção, pede que Carlos o perdoe à memória de sua mãe. Carlos, então, se enfurece: pega um pedaço de pau e levanta-o, com as duas mãos, para acertar o frade. Dinis ergue a cabeça, aceitando seu destino; Georgina involuntariamente fecha os olhos, na iminência de um desastre.

Dois gritos estridentes soam no quarto, a avó e a prima chegam na hora certeira, a verdade é revelada: “Este homem é teu pai, Carlos!”. O pedaço de pau cai no chão e Carlos desfalece. Frei Dinis e a velha rezavam. Georgina e Joaninha, juntas, amparam o amado. As duas mulheres compartilham um acordo, uma o deixará, a outra cuidará dele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Joaninha revela, então, que Carlos acredita que Frei Dinis é o assassino de seu pai, mas que esta história é falsa. Nesse momento Carlos acorda, querendo saber a história verídica.

A velha e o frade explicam: Dinis apaixonou-se pela mãe de Carlos e engravidou-a; o marido da mãe de Carlos, junto ao pai de Joaninha, armou uma emboscada para matá-lo; Dinis defendeu-se e acabou assassinando ambos, sem saber quem eram; somente ao jogar os corpos no rio percebeu de quem se tratava; quando descobertos os corpos estavam desfigurados e acreditou-se que morreram afogados; culpado, Dinis contou a verdade à mãe de Carlos, que morreu de pesar, e depois à avó.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carlos reconhece-o como pai, o abraça, abraça sua avó, sai do quarto e não mais retorna. Em três dias chega uma carta dele, que estava em Évora, com o exército constitucional.

Baixar eBooks

Anterior Índice Próximo

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual