Viagens na Minha Terra: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Almeida Garret

Capítulo 24

O autor faz ponderações sobre o homem enquanto criação divina, em meio ao paraíso, perfeito, o “Adão natural”, em contraponto ao homem aprisionado e moldado pela sociedade, cheio de defeitos, “Adão social”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esclarece, então, que Carlos seria como um Adão social que sente saudades de ser Adão natural, alguém que deseja se libertar de amarras sociais e viver de acordo com seus instintos naturais. Revela, ainda, que em seus instintos Carlos agia perfeitamente, mas quando se punha a pensar tornava-se fraco, vulgar.

Ainda cheio de dúvidas Carlos foi ao encontro de Joaninha, que percebeu nele alguma tristeza. Ao comentar que sonhava com ele na forma que estava, um homem forte, diferente do garoto magro que havia partido, Carlos contrapõe seu sonho, em que Joaninha não tinha deixado de ser uma criança, com 15 anos a menos que ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao comentar sobre Frei Dinis, que visitaria a casa no dia seguinte, uma sexta-feira, Joaninha conta que não gosta dele. Carlos preocupa-se que ela saiba o segredo da família, mas acalma-se quando ela explica que a aversão acontece apenas por perceber que o frade entristece sua avó fazendo julgamentos sobre Carlos. Ainda sobre Dinis, comenta acreditar num amor que ele, no fundo, tem sobre Carlos.

Quando Joaninha chama Carlos para visitar a avó ele hesita, argumentando que não poderia entrar em território inimigo. Joaninha fala que já acertou tudo com o comandante e Carlos reage com ciúmes, querendo saber se era um comandante jovem. Joaninha estranha e expressão de Carlos, zangado, com testa franzida, e diz que lembra a de Frei Dinis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ambos se abraçam e tem os olhos úmidos.

Baixar eBooks

Anterior Índice Próximo

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual