Viagens na Minha Terra: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Almeida Garret

Capítulo 18

Frei Dinis entregou a carta à Joaninha e fez menção a se retirar. D. Francisca questionou se ele não queria ouvir a leitura da carta. Contraditório, em silencio, o frade sentou-se.

Baixar eBook

Joaninha iniciou a leitura em silêncio e, quando interrogada pela avó para ler em voz alta, argumentou que a carta seria só para ela. Ainda assim, com a insistência da velha, acabou lendo a carta para todos. Efetivamente não havia nada em referência a Frei Dinis ou D. Francisca, mas Joaninha inventou, ao final, um pedido de bênção a avó – e a velha cega percebeu a fraude da garota. Frei Dinis se retirou, ainda em silêncio, mas da direção que tomou ouviram-se soluços – ele estaria chorando?

Na semana seguinte o frade levou uma carta que Joaninha escreveu em resposta, mas não se teve mais notícias de Carlos durante meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Numa das visitas de Frei Dinis, sem novidades do neto de D. Francisca, a velha entrou em desavença com o franciscano novamente, em relação ao destino de seu neto e suas escolhas políticas, chegando ao ponto de ameaçar contar “toda a verdade” ao neto.

Baixar eBooks

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual