Viagens na Minha Terra: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Almeida Garret

Capítulo 16

Antes de tomar o rumo monástico Frei Dinis era Dinis de Ataíde, combatente na Guerra Peninsular que decidiu seguir magistratura, mas foi subitamente atraído pela Ordem dos Franciscanos. O autor comenta novamente a escolha de Dinis pela ordem mais decadente de uma instituição decadente, que era a Igreja de então, o que deixaria claro seu ímpeto de se tornar um mártir religioso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao entrar para a ordem Frei Dinis destinou seus bens à D. Francisca Joana, a velha do começo da história, que já vivia a sós com seu neto e sua neta, mas ainda não era cega. Antes disso, quando ainda eram vivos o filho e a filha de D. Francisca, pai de seu neto e mãe de sua neta, respectivamente, Dinis de Ataíde visitava frequentemente a casa. Mas quando o filho e o genro de D. Francisca morreram num acidente de barco no Tejo, Dinis sumiu, até reaparecer como frade.

A reaparição de Dinis foi numa sexta-feira, na qual teve longa conversa com D. Francisca, com muito choro e rezas. Daí em diante ele sempre a visitava às sextas-feiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Frei Dinis acompanhava o desenvolvimento de Joaninha e seu primo Carlos, contente com o rumo que tomavam. Até que Carlos, em 1830, já formado em Direito, confessou seu desejo de alinhar-se aos liberais e deixar sua casa, o que exaltou os ânimos de Frei Dinis. Este, no entanto, refreou-se quando Carlos afirmou que agora “sabia de algo que já desconfiava” [cheio de suspenses esse Almeida Garret]. Nos dias seguintes à partida de Carlos, D. Francisca chorou até cegar-se, Joaninha ganhou certa inimizade para com Frei Dinis, mesmo sem saber bem o porquê, e o Frei envelheceu bruscamente.

Passaram-se dois anos, então, até chegarmos ao ponto em que a história do livro se inicia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual