Viagens na Minha Terra: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Almeida Garret

Capítulo 14

Frei Dinis encontra-se com Joaninha e a velha, a qual chama de Irmã Francisca. Ele repreende a velha por se queixar de sua cegueira. Ela retruca, dizendo que queixa-se por outros e pergunta-lhe por alguém. O Frei pede que Joaninha se retire para poder continuar a conversa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diálogo segue obscuro, com Frei Dinis explicando que o tal alguém, neto de Irmã Francisca, seria condenado por Deus, devido suas atitudes.

Aqui cabe uma contextualização histórica importantíssima, que não aparece explicitamente no texto: há como pano de fundo a Guerra Civil Portuguesa, quando houve uma disputa pelo trono português e confrontaram-se os absolutistas, ou miguelistas, representados no romance pelo Frei Dinis, e os liberais, ou pedristas, aqui representados pelo neto de Irmã Francisca, que em breve entrará na história.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Voltando à narração, a velha irrita-se pela postura do Frei, pois acredita em um Deus piedoso, não vingativo, e acaba desfalecendo. Dinis chama por Joaninha, avisando que a avó passa mal, e vai embora.

Baixar eBooks

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual