Til: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de José de Alencar, por Bruno Alves

ATENÇÃO: A experiência artística da leitura literária é única e pessoal: sempre que puder, entre em contato com os textos originais para compreender os livros em sua essência.

Parte 1 – Capítulo 13 – Sustos

Após ouvirem os gritos de “Til!… Til!…”, os jovens se sobressaltaram, mas logo voltaram a conversar. Somente Berta retirou-se em direção a uma colina, para descobrir de onde viera o chamado.

Linda conversava com Miguel sobre seus planos para o futuro, se pretendia formar-se, e Miguel respondia que não possuía dinheiro para tanto. Linda disse que poderia ir estudar junto com seu irmão em São Paulo, que seu pai poderia pagar-lhe os estudos. Mas Miguel insistiu que estas ambições não cabiam a ele.

Enquanto isso Berta observou ao longe Luís Galvão partindo em seu cavalo. Voltou, perguntando aos irmãos para onde ele partiria. Linda explicou que fazia a viagem a contragosto de sua mãe, que estava com medo de Jão Fera, ainda mais que seu pai passaria pela “Ave-Maria”. Tanto Berta quanto Miguel preocuparam-se, afinal, haviam cruzado Jão Fera há instantes, que seguia para a “Ave-Maria”, mas não demonstraram esse sentimento para não atribular Linda.

Enquanto Linda, Afonso e Miguel subiam a colina para ver Luís Galvão ir embora, Berta sumiu. Foi ouvido novamente o chamado por “Til!…”. Os irmãos despediram-se, Miguel ficou à sua procura.

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook
error: Compre nossos ebook, a partir de R$ 5,90, para ter acesso aos textos com a opção copiar/colar habilitada ;)