Til: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de José de Alencar, por Bruno Alves

ATENÇÃO: A experiência artística da leitura literária é única e pessoal: sempre que puder, entre em contato com os textos originais para compreender os livros em sua essência.

Parte 3 – Capítulo 6 – A restituição

Após 15 anos do assassinato de Besita, Ribeiro retornou a São Paulo. Agora se chamava Barroso, um apelido que tinha em Portugal e que trouxe ao Brasil como forma de esconder sua verdadeira identidade.

Passando na região do rio Piracicaba, Ribeiro sente sede de vingança contra Luís Galvão. Falou com Chico Tinguá, que indicou Jão Fera para o trabalho. No encontro com o capanga, ambos não se reconheceram, mas ao mesmo tempo sentiram certa repulsa em seus subconscientes. Tanto que Jão, na ocorrência da emboscada na Ave-Maria, estava prestes a lançar Barroso pelo penhasco, mesmo sem um motivo claro – apenas não o fez pelo surgimento da cascavel no mesmo momento.

Com a desistência do Fera no ataque a Luís Galvão, Ribeiro teve uma ideia que lhe agradou ainda mais: vendo a felicidade que habitava a fazenda das Palmas, decidiu que uma vingança perfeita seria não só a morte do homem, mas também a tomada de seu lugar na família. Durante todo o tempo fora, Ribeiro aproveitou a vida sem se fixar num lar, sem uma nova esposa ou filhos. Agora era tarde para iniciar esse processo. No entanto uma família perfeita estava ali na casa de Luís.

O plano de Barroso era armar um incêndio no canavial na noite de São João, supostamente causado por fogos da festa. Então Luís iria tentar sanar o problema enquanto sua família e seus escravos eram trancados por Faustino e Monjolo. No meio do canavial Gonçalo daria fim no dono da fazenda, de forma a parecer que ele foi morto pelo fogo. Barroso surgiria trazendo o corpo de Luís, como se tivesse tentado salvar sua vida. Daí em diante bastaria criar amizade com a família, apoiá-la durante o luto. Imaginava que em menos de um ano estaria casado com d. Ermelinda.

Um dia antes de São João, andavam Barroso e Gonçalo quando cruzam com Jão Fera. Após o susto, Jão restitui a Barroso o dinheiro este havia lhe pago.

Anterior Índice Próximo
error: Compre nossos ebook, a partir de R$ 5,90, para ter acesso aos textos com a opção copiar/colar habilitada ;)