Til: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de José de Alencar, por Bruno Alves

ATENÇÃO: A experiência artística da leitura literária é única e pessoal: sempre que puder, entre em contato com os textos originais para compreender os livros em sua essência.

Parte 2 – Capítulo 12 – A cutia

Vendo o cansaço de Brás, Til parou as lições. O garoto ficou sentado próximo à menina, enquanto ela continuava seus afazeres.

Chegou Miguel, caçoando de Brás, o que fez Til ficar chateada. Além disso, ela reclamou que ele a seguia quando ia ver Zana, mesmo sabendo que ela gostava de ir lá sozinha. Brás observava a situação com olhar de raiva para Miguel.

Atenuando a discussão, Miguel ofereceu à Berta um presente: uma cutia, com as patinhas amarradas. Após certificar-se que o bicho não possuía filhotes, companheiro, nem mãe, a garota aceitou cuidá-la. Pediu que Miguel preparasse uma casinha para abrigá-la, pois a daria para Linda.

Miguel escondia seu rosto de tristeza quando a menina deu um grito: ela soltou as patas da cutia que, assustada com um movimento de Brás, saiu correndo para o mato. Berta ralhou com Brás. Miguel reclamou que se ela não tivesse feito pouco caso, dizendo que daria o presente a outra pessoa, Brás não se atreveria a espantar o bicho. Berta desconversou ingenuamente, dizendo que Linda gostaria do presente.

O garoto decidiu que precisava esclarecer a situação: declarou que gostava somente de Inhá, mas que se ela não sentia o mesmo, não iria mais aborrecê-la.

Anterior Índice Próximo
error: Compre nossos ebook, a partir de R$ 5,90, para ter acesso aos textos com a opção copiar/colar habilitada ;)