Terra Sonâmbula: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Mia Couto

Sétimo caderno de Kindzu – UM GUIA EMBRIAGADO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Kindzu estava decidido a deixar a casa de Assane para procurar por Gaspar. Seu objetivo era procurar tia Euzinha, que devia estar em um campo de deslocados, mas não tinha ninguém para guiá-lo até lá. Antoninho o levou ao bar, onde poderiam encontrar alguém para ajudá-lo.

Dois homens se destacavam entre os embriagados do local: Abacar Ruisonho, um gordo que era chefe dos serviços de segurança, e Quintino Massua, um magricela que esnobava a todos dizendo que ficaria rico. Chegou mais um homem, com uma pistola na cintura, que fez com que todos se aquietassem: era Shetani, um ex-combatente. Antoninho disse que era melhor irem embora, mas Kindzu foi chamado ao balcão por Abacar, que lhe contou que procurava proteger Quintino, que falava demais. O magrelo continuava se enaltecendo e criticando a guerra, até que xingou Abacar e este lhe deu um soco, deixando-o desmaiado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entrou no bar uma mulher acompanhada de um cachorro: era Juliana Bastiana, uma prostituta cega. Ela mandou o animal para fora e identificou, pelo cheiro, que havia um estrangeiro no local. Ficou a conversar com Kindzu, perguntando se ele teve alguma notícia do brigadeiro Silvério Damião, seu amante, e deu-lhe algumas cartas dele para que o rapaz as lesse.

Kindzu aproveitou para perguntar se a mulher conhecia alguém que poderia lhe ajudar como guia em sua viagem. Juliana somente perguntou se o motivo da expedição era de amor e, como foi confirmado, ela se dispôs a ajudar. Ao saber que se tratava de uma criança desaparecida, a mulher preveniu Kindzu que ele poderia ter se juntado a um dos bandos que fazia a guerra e ordenou que, caso o encontrasse, não dessa a ele caneta nem enxada, mas somente uma arma: era a única coisa que tinha algum valor naqueles tempos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Shetani chamou a prostituta e entregou-lhe um embrulho. Chorando, ela o mostrou para Kindzu: eram as orelhas de seu cachorro. O rapaz se enfureceu, mas a moça o acalmou, dizendo que havia pedido que o matassem, pois o animal já estava doente.

Após algumas horas o bar estava mais vazio e Juliana contou a Kindzu quem seria o seu guia: Quintino, que havia sido deixado deitado no meio da rua. Como o bêbado não acordaria tão cedo, Kindzu saiu caminhando e cantando uma canção para se distrair.

No meio da madrugada, Kindzu voltava para encontrar Quintino quando um vulto se aproximou. Por impulso, ele derrubou a pessoa ao chão e surpreendeu-se ao ver que era Carolinda, a mulher do administrador. Ela tinha alguma semelhança com Farida e demonstrava desejo por Kindzu. Foram ao curral da Missão, onde poderiam se amar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página 😉

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual