Terra Sonâmbula: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Mia Couto

Quinto capítulo – O FAZEDOR DE RIOS

Muidinga ainda estava abatido pela morte do velho Siqueleto: com ele, morria toda a tradição de uma aldeia. Tuahir não compartilhava dessa tristeza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dois caminhavam em círculos, como de costume, quando avistaram um buraco comprido que era cavado por um homem. Tuahir o cumprimentou com intimidade: era Nhamataca, seu antigo companheiro de trabalho. Ele disse que estava construindo um rio: suas águas serviriam a muitos homens, mas nunca à guerra.

Muidinga não acreditava nessa história, porém Tuahir lhe contou que o seu amigo cumpria o mesmo destino de seu pai: era um homem que vivia isolado, à beira de um enorme rio; durante dias uma figura distante o gritou e ele respondeu, mesmo sem entender qualquer palavra; certo dia a pessoa desapareceu e ele construiu uma jangada a fim de procurar pelo desconhecido; em meio às águas agitadas seu barquinho afundou, mas ele foi salvo pela tal pessoa, que era uma linda mulher em uma embarcação; os dois se amaram e Nhamataca foi filho deles, nascido no rio. Agora o homem compensava sua história, fazendo um rio com suas mãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tuahir se dispôs a auxiliar Nhamataca. Muidinga, mesmo contrariado, também ajudou. Por muitos dias o trabalho foi duro, abrindo machucados nas mãos dos escavadores. Certa noite uma tempestade surgiu e inundou o rio que estavam construindo. Nhamataca foi levado por sua correnteza.

A chuva passou e a terra logo secou. Tuahir e Muidinga caminhavam sem encontrar o ônibus. O garoto tinha medo de estarem perdidos, mas o velho negava: afinal, o que era estar perdido?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

À noite Tuahir demorava a dormir e disse sentir falta das histórias do Kindzu, que já era como um companheiro dos dois. Os escritos ficaram no ônibus, mas Muidinga já havia lido o caderno seguinte e se dispôs a contá-lo a seu amigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual