Senhora: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de José de Alencar

Parte 3 – Posse: Capítulo 2

Na sala a mesa estava servida com grande variedade de alimentos. D. Firmina e Aurélia já estavam no local. Fernando dirigiu-se à sua esposa para cumprimentá-la, cumprindo seu papel de marido, e Aurélia recebeu a saudação com um olhar de desprezo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chamando o marido e D. Firmina para o almoço, Aurélia já atuava sem demonstrar qualquer sarcasmo: comia e conversava alegremente. Tal representação fez com que Seixas, por alguns instantes, esquecesse a situação que estava vivendo. Mas não demorou para que ele sentisse a ironia retornar às palavras de Aurélia: percebendo que ele havia se servido com muito pouco, e dos mais simples pratos, a senhora ofereceu servir-lhe outros alimentos, os quais Fernando recusou, usando da mesma ironia, dizendo que sua felicidade lhe tirara o apetite…

O clima tenso, porém aparentemente dentro da normalidade seguia: Seixas lia o jornal quando o criado ofereceu-lhe charutos de Havana. Fernando recusou, dizendo ter os seus, e Aurélia respondeu que aqueles também eram dele, afinal. Questionando se ela não se incomodaria com a fumaça, Aurélia afirmava que deveria aceitar as vontades do marido – Fernando rebateu, dizendo que como marido ele não possuía vontades, mas somente deveres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os diálogos irônicos seguiam: Seixas lia para a esposa algumas notícias do dia, ela criticava a qualidade do folhetim nacional – sendo que Seixas trabalhava como escritor. Em seguida Seixas abriu um álbum de celebridades europeias, questionando que ninguém ainda havia feito um com as celebridades nacionais, uma vez que haveria muitos interessados em comprá-los, assim como muitos pretendentes a serem fotografados, considerando a sociedade de aparências em que viviam… Sarcástica, Aurélia comentou que quase fora citada em uma revista como “uma brasileira notável”, por conta da herança que recebera.

Já era uma hora quando o criado os chamou para o lanche.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Baixar eBooks

Anterior Índice Próximo

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual