Senhora: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de José de Alencar

Parte 2 – Quitação: Capítulo 9

Retornamos ao final da primeira parte do romance, no quarto nupcial, quando Aurélia revela a Seixas que o comprou apenas para testá-lo: se recusasse o dote, declararia todo seu amor a ele; mas como o aceitou, apenas foi consolidada a negociação barata que era o casamento e desfez-se de vez o encanto que Aurélia por ele sentia. A senhora então lançou aos pés de Fernando o cheque com os oitenta contos restantes do dote combinado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após instantes de silêncio, Aurélia pede que Fernando continue com seu teatro, que seja seu marido e que diga que a ama. Fernando, no entanto, revela que sentiu verdadeiro amor por ela, mas já não o sente mais: ironicamente, diz que isto seria insultá-la e vingar-se, o que não estava disposto a fazer. Ela o comprou como marido e o teria como marido, mas somente isso.

Por fim, Aurélia, envergonhada daquela situação, ordenou que Seixas se retirasse. Assim que ele saiu do quarto nupcial ela trancou a porta que dava acesso ao seu aposento e, ao retornar, desmaiou ao chão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anterior Índice Próximo

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual