Senhora: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de José de Alencar

Parte 2 – Quitação: Capítulo 8

Preocupada por tornar-se um peso a D. Firmina Mascarenhas, Aurélia colocou anúncios no jornal em busca de algum trabalho.

Baixar eBook

Dias depois, no entanto, surgiu um correspondente de seu avô informando-lhe sobre a sua morte e a necessidade de abrir o envelope que fora deixado com ela. No pacote Lourenço havia deixado o testamento que reconhecia Pedro como seu filho e Aurélia como herdeira de toda sua fortuna – em torno de mil contos de réis.

Nesse momento todos familiares de Aurélia surgiram para agradá-la e seu tio Lemos foi ao juiz para tornar-se tutor de sua sobrinha. Aurélia aceitou tal condição, pois acreditava ter algum controle sobre o Sr. Lemos, e desde que permanecesse morando em casas separadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O enriquecimento súbito de Aurélia a fez pensar que deveria usar seu dinheiro para combater aquela sociedade sem princípios morais que se apresentava. Já estava aí formada a ideia de seu futuro casamento com Fernando Seixas.

Suas primeiras ações, no entanto, foram de pagar todas as dívidas que sua mãe havia juntado e retribuir Dr. Torquato Ribeiro por todo o apoio dado desde que ficou órfã. Soube, neste momento, que o sepultamento de sua mãe fora pago por alguma parenta que não quis se identificar, deixando apenas um bilhete.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após seis meses de luto, Aurélia surgiu na sociedade adotando um papel para o qual havia ensaiado: era a mais cortejada moça, mas fazia pouco caso de todos seus adoradores.

Encontrando Eduardo Abreu, que voltara da Europa e empobrecera, Aurélia pediu que ele escrevesse um bilhete: percebeu nele a mesma letra que havia no bilhete da suposta parenta pagara o enterro de D. Emília. Para agradecê-lo, ela pagou diversas contas suas em lojas da cidade.

Baixar eBooks

Com a demora de Fernando Seixas em retornar do norte, Dr. Torquato Ribeiro voltou a aproximar-se de Adelaide Amaral. Aurélia pensou em alguma forma de ajudar esse romance a acontecer – voltamos, portanto, ao ponto em que se iniciou a primeira parte do livro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual