Senhora: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de José de Alencar

Parte 2 – Quitação: Capítulo 7

Certo dia surgiu à casa de Emília um homem vindo do interior: era Lourenço Camargo, o fazendeiro, pai de Pedro Camargo, que alegrou-se ao reconhecer sua neta, Aurélia. Tal informação ele encontrou quando se desfazia de uma velha maleta deixada por seu filho: nela havia uma carta que Pedro escrevera quando pensava em suicidar-se, solicitando que o pai reconhecesse e cuidasse de seus herdeiros, juntamente ao documento de casamento e batismo de seus filhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lourenço era um homem rude, mas direito, e logo foi à corte para reconciliar-se com Emília. Entregou à neta que um maço de papéis para que fosse aberto somente quando solicitado por ele, além de algum dinheiro para elas se manterem. Enquanto isso, iria à fazenda dar andamento à uma reforma que permitisse receber dignamente sua nova família.

Nos dias seguintes D. Emília teve seu estado de saúde agravado e Aurélia pediu, por carta, ajuda a seu avô, mas este não lhe respondeu. Depois soube que, ao chegar à fazenda, Lourenço encontrou diversos jovens que se diziam seus sobrinhos, junto de suas mulheres, um juiz de paz e um advogado: eles queriam anular o possível testamento que Lourenço teria feito na corte, deixando todos seus bens a uma rapariga que não seria digna de tal herança. O fazendeiro enervou-se e espantou tais pessoas usando da força bruta, com auxílio de seus escravos, mas sofreu um mal que veio, dias depois, a causar-lhe a morte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentro dos mesmos dias falecia D. Emília, deixando Aurélia totalmente órfã. Dr. Torquato Ribeiro compadeceu-se da situação da garota, tratando do sepultamento e conseguindo a companhia de D. Firmina Mascarenhas, enquanto o Sr. Lemos e sua família negaram qualquer auxílio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual