Senhora: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de José de Alencar

Parte 2 – Quitação: Capítulo 6

Fernando passou a visitar Aurélia mais raramente, até o dia em que assumiu que não manteria seu compromisso, justificando-se pela vida pobre que levariam juntos. A moça ainda argumentou que a pobreza era sua conhecida desde sempre e que seu amor era superior a isso, mas Seixas insistiu que ela haveria de encontrar um partido que lhe desse melhores condições materiais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aurélia resignou-se, com seus pensamentos românticos, aceitando seu destino trágico de um amor impossível, imaginando que Seixas estaria enamorado por outra moça, realmente. Torquato Ribeiro, nessa época, passou a visitá-la, lamentando a impossibilidade de casar-se com Adelaide, pela imposição de seu pai, Tavares do Amaral. Aurélia desconfiou, desde então, que Fernando poderia não estar apaixonado por Adelaide, mas sim interessado em sua posição social. Até o dia em que recebeu uma carta anônima que confirmava seus pensamentos: nela havia a denúncia de que Seixas a deixara por um dote de trinta contos de réis, que ganharia casando-se com Adelaide.

A quebra do ideal romântico de Aurélia foi mais dura que a perda inicial de seu amado: isto fazia com que ele deixasse de ser seu ídolo, ainda que distante, para tornar-se totalmente indigno de seus sentimentos. Nessa época percebeu a visita frequente, em sua rua, do Sr. Lemos, sempre risonho – imaginou que teria sido ele o autor da carta anônima, como realmente o foi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eduardo Abreu, sabendo da desistência de Seixas, e para a alegria de D. Emília, tornou a pedir a mão de Aurélia. Mas a jovem continuou a recusar um casamento de conveniência, que não levaria em conta seus sentimentos. Abreu então partiu para a Europa.
Enquanto isso, Fernando Seixas percebia que também seria um peso seu casamento com Adelaide: precisaria de muito mais dinheiro para manter uma casa de família, teria que abrir mão de sua vida de boemia. Não poderia, também, quebrar a promessa feita ao pai da jovem. Aproveitando o momento político, em que ele poderia ter uma importante candidatura, arranjou uma viagem inadiável ao norte, estendendo o prazo para seu matrimônio – e ganhando tempo para escapar dele.

Baixar eBooks

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual