Senhora: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de José de Alencar

Parte 2 – Quitação: Capítulo 5

Sr. Lemos, ao saber do futuro casamento da sobrinha, decidiu entrar em ação para evitá-lo e dar continuidade a seus próprios planos para a garota. Percebeu ele que Fernando Seixas estava a galantear outra dama, Adelaide, cujo pai, Tavares do Amaral, era seu amigo. Preocupado com a aproximação de sua filha e Dr. Torquato Ribeiro, um homem pobre, Amaral foi facilmente atraído pela ideia que Lemos lhe ofereceu: unir Adelaide a Fernando Seixas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fernando galanteava Adelaide da mesma forma de galantearia qualquer bela moça, como também era costume da época. Além disso, o compromisso do casamento com Aurélia, uma garota pobre, começou a pesar-lhe. A ideia de formar uma família era menos atrativa do que a manutenção de sua vida luxuosa na corte, e ambas realizações não poderiam acontecer em conjunto. Largar Aurélia, quase órfã, no entanto, também causaria danos à sua imagem.

Percebendo a tristeza que tomou conta de Seixas, Aurélia ofereceu que fosse feito o desenlace do compromisso, sem negar que continuaria o amando. Tal declaração deixou Fernando ainda mais aturdido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nessa situação, Seixas foi convidado por Tavares do Amaral a frequentar sua casa. Dr. Torquato Ribeiro, notando a inclinação de Adelaide, abriu mão do romance e deixou o caminho livre para Fernando. A garota seduzia o novo pretendente quando seu pai, Amaral, ofereceu a mão da filha em casamento junto a um dote de trinta contos de réis. Seixas o aceitou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual