Senhora: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de José de Alencar

Parte 1 – O preço: Capítulo 5

Há uma casa muito antiga, com móveis velhos, mas tudo bem limpo e organizado. Em um canto há algumas roupas penduradas, guarda-chuva e bengalas que, aparentemente, valem mais que toda a mobília da residência. Este contraste, entre a simplicidade da vida doméstica e a riqueza da vida exterior, segundo o narrador, é reflexo da personalidade de seu morador.

Baixar eBook

Fernando Seixas estava deitado no sofá, pela manhã, após uma noite de baile, distraindo-se com as notícias do jornal. Ele ainda não tinha trinta anos e era um rapaz bonito. Mariquinhas, sua irmã, faz seu café, acende seu charuto e pergunta-lhe sobre a noite.

Chegado de viagem no dia anterior, Seixas reclama que estava cansado demais para aproveitar a festa, mas lembra-se especialmente de Aurélia, a rainha do baile. Mariquinhas recorda que esta moça já fora sua paixão, e Fernando lamenta que agora ela seja proibida para ele. Quando era pobre, Aurélia já era vista por Seixas como uma mulher grandiosa, porém herdou uma fortuna e agora era cercada de pretendentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mariquinhas ainda questiona se Fernando abriu mão de Aurélia por seu compromisso com Amaralzinha, mas ele nega: diz que este compromisso não é certo, e que há ainda outro motivo para não poder ter Aurélia.

Neste momento surge Nicota, outra irmã de Seixas, que sente ciúmes de Mariquinhas por esta ter servido seu irmão e estar conversando com ele. Para atender ao mimo de Nicota, Fernando pede que Mariquinhas os deixe a sós por alguns momentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Baixar eBook

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual