Senhora: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de José de Alencar

Parte 1 – O preço: Capítulo 4

A inteligência e a postura firme de Aurélia perturbavam o Sr. Lemos: diferente de outras mulheres, que se deixavam levar somente pelo coração, a garota usava muito seu cérebro, sabia de economia, matemática… Mas ela não usava isso para se exibir, pelo contrário, na sociedade só falava de assuntos triviais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Direto ao assunto, Aurélia pediu que Lemos a ajudasse com seu casamento. O tutor logo se dispôs a avaliar os candidatos, mas a jovem deixou claro que o rapaz já havia sido escolhido: se o Sr. Lemos não concordasse, ela iria até o juiz para conseguir a permissão. Por outro lado, a jovem disse contar com a amizade do tio, afirmando que queria casar-se por vontade própria, para encontrar a felicidade – e caso tivesse a ajuda que esperava, lhe retribuiria financeiramente.

Com o acordo feito, Aurélia detalhou seu plano… Adelaide Amaral era uma jovem apaixonada por Dr. Torquato, porém este era pobre e fora recusado pelo pai de Adelaide, que acertou se casamento com outro jovem, a quem ofereceu trinta contos de réis como dote. Este tal jovem, que acabara de chegar à cidade, era o marido desejado por Aurélia. Para atender a este desejo, ela estava disposta a dar cinquenta contos de réis ao Dr. Torquato, garantindo seu casamento com Adelaide e deixando livre o outro rapaz, a quem ofereceria um dote ainda maior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lemos aceitou a proposta e recebeu mais instruções: o nome de Aurélia não deveria ser mencionado ao rapaz, bastaria ele saber que não se tratava de uma mulher velha ou feia. Caso ele recusasse uma oferta inicial de cem mil réis, Lemos poderia dobrá-la ou mesmo elevá-la até a metade da fortuna da órfã – Aurélia dizia, com uma expressão estranha, que estava “comprando sua felicidade”, portanto isso não seria caro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual