Senhora: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de José de Alencar

Parte 1 – O Preço: Capítulo 11

Fernando e Aurélia passaram a conversar frequentemente nos encontros da sociedade: ele sentia que um romance entre os dois poderia reduzir o peso do acordo financeiro firmado com o Sr. Lemos. Porém, sempre que a cortejava, Aurélia mantinha certa insensibilidade; e quando tocava em assuntos do passado, ela mantinha a convicção de que o passado era morto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Certa vez Fernando perguntou ao Sr. Lemos o porquê de tê-lo escolhido como pretendente, e ele respondeu que tratava-se do romance passado, do qual tinha conhecimento, que havia influenciado na escolha. Tal posição tranquilizou Seixas, que passou a acreditar que era um acerto do destino que o levava a concretizar aquele amor – e isso purificaria a transação financeira que, afinal, era muito comum naquela época.

Desta forma, Seixas permaneceu com seus galanteios à sua prometida, até o dia em que Lemos chamou-o para concretizar o enlace: na casa de Aurélia, a jovem entregou sua mão ao rapaz, ressalvando que a mulher a quem ele amou não mais existia, mas estava em suas mão a chance de fazê-la reviver. Seixas prometeu, sempre de forma poética, tornar real esse afeto.

Baixar eBooks

A sociedade fluminense recebeu a notícia do casamento com espanto; os antigos pretendentes ainda acreditavam que a união poderia não se concretizar, mas Aurélia cada vez menos aparecia em público, exceto nas reuniões em sua própria residência. Nestas situações, Fernando Seixas não cansava de bajulá-la, até o ponto em que Aurélia pedia alguns instantes “para respirar”, pois nunca havia se sentido tão amada.

A casa era preparada para o evento e os padrinhos eram escolhidos: do ponto de vista de Fernando eram necessários homens renomados, ministros, senadores, mas Aurélia fez uma escolha excêntrica: pediu que fosse apadrinhada por Dr. Torquato Ribeiro, um simples bacharel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A documentação do casamento foi ajeitada em cartório, incluindo o dote de cem contos de réis – condição apresentada por Lemos a Fernando como indispensável, mas que, no entanto, era uma solicitação da própria Aurélia – que disfarçava não estar atenta a quaisquer destes detalhes financeiros.

Baixar eBooks

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual