Escolha uma Página

Sagarana: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Guimarães Rosa, por Bruno Alves

ATENÇÃO: A experiência artística da leitura literária é única e pessoal: sempre que puder, entre em contato com os textos originais para compreender os livros em sua essência.

Minha gente – I

O narrador descreve uma viagem que faz à fazenda de seu tio Emílio. No caminho encontra Santana, um jogador de xadrez que o acompanha por um período. O homem carrega consigo as anotações das partidas, às quais dá muita importância, lembrando de cor algumas delas.

Após alguns lances eles passam a contemplar a paisagem e conversar. Santana sugere que se tente uma conversa com o guia deles, José Malvino, que apesar de analfabeto era muito esperto. O narrador passa a questionar a opinião de José acerca de algumas coisas e, apesar a ignorância formal dele, havia muita sabedoria em suas palavras.

Quando param para o almoço, José Malvino observa um boi fugindo ao longe e identifica no chão as suas pegadas. O narrador se espanta com a habilidade do homem simples, que depois ajuda o vaqueiro que procurava o boi com tais informações. Este vaqueiro vinha à frente de um grupo maior, pois tinha pregado neles uma peça: bateu numa caixa de marimbondos que os atacou em seguida. Quando o grupo chegou não estava enraivecido pela brincadeira, pois sabiam que poderiam revidar em outro momento. Esta postura amigável entre homens surpreendia o narrador.

Seguindo viagem, passaram por um lugar mal assombrado, pois ali fora enterrado um bexiguento (doente de varíola) cuja alma perseguia os viajantes. O narrador não dava crédito a tais crendices. Santana chega ao ponto em que tem de se separar e seguir seu caminho. Mais adiante o narrador chega a seu destino, observando que as casas eram construídas na parte baixa dos morros: José Malvino explica que isso reduzia o trabalho de se carregar água, já que os reservatórios ficavam elevados.

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook
error: Compre nossos ebook, a partir de R$9,90, para ter acesso aos textos com a opção copiar/colar habilitada ;)