Escolha uma Página

Sagarana: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Guimarães Rosa, por Bruno Alves

ATENÇÃO: A experiência artística da leitura literária é única e pessoal: sempre que puder, entre em contato com os textos originais para compreender os livros em sua essência.

Duelo

Turíbio Todo era um homem sisudo, com enorme papo, vingativo e mau. Na volta de uma malfadada pescaria ele encontra um homem na cama com sua mulher: era Cassiano Gomes, um ex-militar, e isso impediu Turíbio de tomar qualquer atitude naquele momento.

No dia seguinte ele retornou à casa como se não soubesse de nada e tratou Silivana, sua mulher, com muita gentileza. Sua mente, entretanto, armava uma vingança contra Cassiano, que ele realizaria no próximo dia: montaria tocaia próximo à casa do ex-oficial e atiraria em seu adversário. Porém a bala acertou Levindo Gomes, irmão de Cassiano, que jurou nova vingança.

Depois desse engano, Turíbio fugiu montado em seu cavalo e Cassiano seguiu seus rastros. A “caçada” era longa e nunca os homens se encontravam. Turíbio chegou a visitar sua mulher, que lhe sugeriu que sumisse até que Cassiano se acalmasse, mas ele acreditava que o coração do ex-militar não aguentaria muito tempo, já que era doente. Essa história foi parar no ouvido de Cassiano, que se enfureceu ainda mais em sua busca.

Já se passavam cinco ou seis meses desse duelo “distante”. Cassiano parou próximo à travessia de um rio e, à noite, foi alvo de tiros. Imaginou que se tratava de Turíbio, porém descobriu que era o barqueiro que o havia confundido seus inimigos. Cassiano contou sua história ao homem e acabou decidindo voltar à sua casa por uns tempos. Mais tarde Turíbio passou por ali e atravessou o rio, com a antipatia do barqueiro que já conhecia seu caso pela boca de Cassiano.

Voltando ao arraial, Cassiano soube por Dona Silivana que Turíbio estava a caminho de São Paulo. Mas o ex-militar sofria com sua doença do coração e dizia não querer mais vingança. Como o médico havia lhe dado pouco tempo de vida, decidiu ir até a sua mãe, que vivia distante, para despedir-se.

No meio da viagem, entretanto, passou mal e se instalou num vilarejo pacato e isolado. Conheceu Vinte-e-Um, um rapaz a quem ajudou com o dinheiro para chamar um médico e um padre para cuidar de seu bebê – e também para si, que estava prestes a partir. Antes de morrer, Cassiano deu todo seu dinheiro a Vinte-e-Um.

Ao saber da morte de seu adversário, Turíbio preparou-se para seu retorno. No meio do caminho encontrou um estranho cavaleiro, que acabou lhe fazendo companhia. Quando andavam por um lugar afastado, no meio do mato, o homem revelou sua identidade: era Vinte-e-Um, e iria vingar Cassiano, conforme prometera em seu leito de morte – e assim o fez.

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook
error: Compre nossos ebook, a partir de R$9,90, para ter acesso aos textos com a opção copiar/colar habilitada ;)