Escolha uma Página

Sagarana: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Guimarães Rosa, por Bruno Alves

ATENÇÃO: A experiência artística da leitura literária é única e pessoal: sempre que puder, entre em contato com os textos originais para compreender os livros em sua essência.

Traços biográficos de Lalino Salãthiel ou A volta do marido pródigo – IX

Correram dias calmos em que o Major se ocupava de tratar suas doenças enquanto tio Laudônio dava os encaminhamentos políticos. Lalino ia de um canto para o outro, sempre entretido com os capangas, compondo cantigas.

Um dia o mulato não cedeu à tentação de reencontrar Maria Rita e pediu a Oscar que a procurasse, para descobrir se ele ainda tinha chances com ela. Oscar, entretanto, acabou enfeitiçado pela beleza da mulher e tentou beijá-la, mas Maria declarou que amava mesmo Lalino, repelindo o moço. Para Lalino, Oscar contou que a mulher queria ficar com o espanhol.

Em seguida, Oscar foi ao seu pai para falar mal de Lalino, porém o mulato logo surgiu com mais uma notícia urgente: eles tinham conquistado todo apoio local após o Nico, filho de seu Benigno, desonrar a filha de seu Cesário. Ele, que estava saindo com Nico, havia inflamado a paixão do rapaz, que agora trazia resultados políticos. O Major desconfiou dos meios utilizados, mas enfim comemorou a armação.

Tio Laudônio trouxe uma nova infomação: um carro viria pela estrada recém-inaugurada para fazer visita a seu Benigno. O Major menosprezou este acontecimento, já que a vitória estava certa graças às artimanhas de Lalino.

Mais tarde o Major acordou com uma gritaria de mulheres: era Maria Rita que vinha pedir proteção contra Ramiro, pois ele estava possesso de ciúmes após ver o Oscar conversando com ela – o espanhol imaginava que ele estava trazendo recados do Lalino. Anacleto pediu que cuidassem da mulher e que chamassem o Lalino.

O Major foi surpreendido ao saber que o mulato estava de conversa com uns homens que vinham de carro pela estrada e haviam parado para beber água. No mesmo momento ordenou que mandassem embora a Maria Rita, imaginando uma traição de seu empregado. Tio Laudônio pediu que ele esperasse, para descobrir se a história era realmente essa.

Mais tarde surgiu o automóvel trazendo Lalino e três doutores bem vestidos: não eram da oposição, como imaginava o Major, mas sim homens do governo, incluindo o Secretario do Interior. Foram bem recebidos, portanto, e elogiaram Lalino como político, convidando-o para visitá-los quando fossem à capital.

Major Anacleto, mais que satisfeito com o trabalho de Lalino, chamou sua mulher, Maria Rita, e prometeu expulsar os espanhóis da região, comprando suas terras.

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook
error: Compre nossos ebook, a partir de R$9,90, para ter acesso aos textos com a opção copiar/colar habilitada ;)