Quincas Borba: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Machado de Assis

Capítulo 115

Rubião continuou se abstendo de visitar Sofia, até o dia em que a viu passando num carro e acenando para ele: não pôde compreender como ela não estava envergonhada por conta da carta. Em seguida encontrou Palha, que o lembrou do aniversário de sua mulher e o convidou ao menos para um chá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rubião ainda aproveitou para retirar mais dois contos de réis e foi comprar um colar de brilhantes para a aniversariante. Sofia recebeu da criada o embrulho com o presente de Rubião e chegou à conclusão de que ele ainda a adorava.

Na festa havia poucos convidados, entre eles Carlos Maria, que conversava com Maria Benedita e outra senhora. Assim que chegou, Rubião acompanhou todos os movimentos de seu oponente. Sofia, no entanto, dava todas as atenções a Rubião e pediu que conversassem a sós – ele ainda imaginava que esse comportamento era apenas um disfarce.

Em particular, Sofia entregou a Rubião a tal carta, chorando pela injustiça que fora vítima. O homem se afetou pelas lágrimas e disse acreditar nela, mas ainda sentir-se mal com a presença de seu rival. Sofia revelou que Carlos Maria se casaria com Maria Benedita, tinham um romance há algum tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anterior Índice Próximo

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual