top of page

Resumo Por Capítulo: Viagens na Minha Terra

Capítulo 39


Apesar de dizer que encerrava suas divagações no fim do capítulo anterior, o autor retoma seu discurso: afirma que a lógica não passa de um sonho; compara filósofos e poetas, considerando os primeiros muito mais loucos e tontos que os últimos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Anuncia que voltará ao vale de Santarém para encerrar a história da menina dos rouxinóis, mas primeiro fará mais algumas excursões arqueológicas em Marvila de Santarém. Ali visita um antigo Colégio, fundado por jesuítas. Compara a Companhia de Jesus aos cavaleiros templários, como organizações que foram extintas e se tornaram sociedades secretas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Ao comentar sobre antigos planos para construir um Liceu na cidade, o autor relembra a expressão “ficou no tinteiro”, que foi substituída por “ficou na gazeta”, significando a desistência de um projeto.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Vai agora a São Domingos, um estabelecimento monástico onde fica o túmulo de São Frei Gil, beato português que teria sido também um bruxo. Ao chegar ao jazigo descobre que ele foi violado e o corpo do santo não está mais lá.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page