top of page

Resumo Por Capítulo: Viagens na Minha Terra

Capítulo 32


O autor desculpa-se com o leitor pelo seu modo embaraçado de contar a história, intercalando-a com diversas outras observações, forçando que se lembre em que ponto parou o romance ainda no capítulo 25. Informa que agora fará o possível para ser objetivo em sua narração.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após a despedida de Carlos e Joaninha a noite foi de muita movimentação: um conflito se anunciava. Carlos estava preparado para a morte, se necessário fosse – e o autor ressalta que a expectativa da morte próxima causa uma sensação pior do que a morte em si!


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


No dia seguinte houve um intenso combate e muitos feridos surgiam num hospital em Santarém. Entre eles Carlos, em estado grave, desacordado, mas mesmo assim segurando firmemente junto ao peito um relicário.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Acorda já em um quarto do convento de S. Francisco, acompanhado de uma senhora loira e um frade: sua mulher Georgina e Frei Dinis – este último se escondia ao mínimo movimento do enfermo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Segue-se um intenso diálogo entre o casal. Carlos declara seu amor à Georgina mas ela esclarece que já sabe “de tudo”. O combatente tenta contra-argumentar, mostra o relicário que tem em mãos – contendo um pedaço de seus cabelos loiros, mas a senhora é explícita: não o ama mais. Já conhece sua prima Joaninha, bem como sua avó, e avisa que elas irão visitá-lo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page