top of page

Resumo Por Capítulo: Viagens na Minha Terra

Capítulo 30


A versão popular, simples, tem um contraponto complexo, registrado pelas escrituras dos frades.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Santa Iria – ou Santa Irene – era uma nobre donzela, freira, de Nabância. Um jovem, também nobre, Britaldo, enamorou-se por ela, que resistiu firmemente a seus apelos. Britaldo acabou adoecendo e Santa Iria foi consolá-lo, “curando-o” de sua paixão.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


No entanto a paixão apenas mudou de homem: agora seu mestre, monge Remígio, tinha interesses pela donzela, que também o recusou. Como vingança Remígio a fez tomar uma poção que fez com que ela parecesse uma mulher grávida.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Iria sofreu muitas injúrias por seu suposto estado e a história foi parar nos ouvidos de Britaldo que, furioso, mandou que a matassem. Ela foi jogada no rio Nabão.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Na região que hoje é Santarém, às margens do Tejo, o corpo de Santa Iria apareceu. Nesse meio tempo o abade do convento, Célio, teve uma revelação sobre o que se armou contra Iria. Todos os monges e o povo de Nabância fizeram procissão ao encontro do corpo da moça, que estava em um sepulcro milagrosamente construído debaixo das águas do Tejo – que se abriu apenas neste momento. O corpo da santa estava intacto e não conseguiram tirá-lo de lá: era um milagre.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A rainha Santa Isabel foi ao local, pedindo que o rio novamente “se abrisse” – tal como o mar Vermelho – e assim aconteceu. Ordenou a construção de um monumento no local, sobre o túmulo, que até hoje está lá, ora no meio das águas do Tejo, ora completamente exposto (quando o nível do rio baixa).


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O autor questiona, se a versão oficial seria fruto da imaginação dos monges ao longo dos tempos, ou se a versão popular é que teria se esquecido de importantes detalhes da história.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page