top of page

Resumo Por Capítulo: Triste Fim de Policarpo Quaresma

Segunda Parte

4 - "Peço Energia, Sigo Já"


A irmã de Quaresma, pouco mais velha que ele, levava a vida de maneira simples e prática: ter onde morar e o que comer lhe bastavam. Não tinha grandes paixões, ambições ou desejos. Nunca teve necessidade de se casar, o sexo não lhe era um peso.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O major, aparentemente, também era um homem sereno. Um olhar mais atento, entretanto, revelava uma inquietude de sua alma: seu olhar por vezes se perdia no horizonte, ou no chão, e seus pensamentos pareciam dar voltas em si mesmo. Seus empregados percebiam estes momentos, mas tomavam-no com naturalidade. Adelaide não estava o tempo todo com o irmão e desconhecia tais devaneios. Os seus demais relacionamentos, Ricardo e a afilhada, estavam distantes há muito tempo e, portanto, não notavam as preocupações de Quaresma.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O trabalho na fazenda continuava, dentro do possível. Todos os instrumentos meteorológicos comprados pelo major foram inúteis e acabaram abandonados – nenhuma previsão climática se confirmou. Nas terras ao redor a miséria continuava imperando, para a tristeza de Quaresma, que esperava encontrar uma forma de solucionar aquela situação.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Seus empenhos, no entanto, não davam resultados animadores: os custos de empregados, pesticidas contra as saúvas, que constantemente atacavam as plantações, transporte e atravessadores na cidade resultavam num lucro irrisório. Ainda assim, Quaresma encontrava ânimo para planejar novos investimentos em máquinas importadas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Com a chegada das eleições, o major foi sondado pelo doutor Campos para participar do jogo político. Após recusar-se a tal demanda, Quaresma passou a receber intimações e multas dos órgãos públicos, que exigiam que ele passasse a roçar e capinar as vias públicas ao redor de seu terreno. E as más notícias não paravam por aí: os animais criados por Adelaide foram atacados por pestes que os veterinários da região não sabiam curar.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Cercado por desastres e injustiças, o major repassava diversos acontecimentos de sua vida e tudo parecia sem importância. Sua alma enxergava que para solucionar os problemas da nação, era necessária uma mudança mais profunda, uma nova administração que governasse com sabedoria…


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Felizardo avisou ao patrão que se esconderia no mato por alguns dias: havia uma insurgência da Marinha contra o presidente Floriano Peixoto e os homens logo seriam recrutados. O major sentiu uma ponta de esperança e saiu para a estação, mandando antes um telegrama: “Marechal Floriano. Peço energia. Sigo já. – Quaresma”.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page