top of page

Resumo Por Capítulo: Triste Fim de Policarpo Quaresma

Primeira Parte

5 - O Bibelot


Após o caso do requerimento e do ofício, a loucura tomou conta da mente de Policarpo: passou a identificar inimigos entre seus maiores amigos, sentia-se perseguido, falava coisas sem nexo, perdeu o interesse por seus livros e negócios. A irmã, Adelaide, não sabia como lidar com a situação. Coleoni precisou alertar a família para o que estava acontecendo, bem como encaminhar os trâmites da aposentadoria de Quaresma, antes que fosse demitido.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Havia três ou quatro meses que Olga e seu pai iam visitá-lo no hospício. A jovem analisava aquela realidade paralela em que viviam os doentes, que podiam ser de variadas classes sociais e cores: recebendo visitas e presentes, alguns atônitos, outros calmos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Quaresma estava melhorando: após perceber estar internado em um hospício, recebeu os amigos com um sorriso de satisfação. Ao agradecer a atenção recebida, ele ressaltou que “quem tem inimigos deve ter também bons amigos…”, deixando escapar sua mania de perseguição.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Olga contou a seu padrinho que iria se casar e o Major questionou se ela gostava mesmo de seu noivo. A garota não sabia ao certo o que responder: apenas aceitava o matrimônio como algo inevitável em sua condição, não gostava nem desgostava de seu futuro marido, mas respondeu positivamente à pergunta de Quaresma.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após a visita, Coleoni e sua filha foram à casa do Major, onde encontraram Adelaide e Ricardo, que conversavam sobre a carreira do músico. A irmã do Major, que inicialmente reprovava o gosto do irmão pelo violão, passou a estimar Ricardo, que prestou diversos serviços à família desde que Quaresma piorara.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O assunto do casamento de Olga logo surgiu e a moça sentia-se cada vez mais incomodada com esta situação. Comentando sobre a filha do general, Adelaide revelou que seu noivo a abandonara e agora Ismênia havia se acomodado com a ideia de ser solteira para sempre. Estavam encerrando a conversa quando a própria Ismênia surgiu, sendo logo indagada se tinha notícias de Cavalcanti, porém nada mudara. Ricardo moveu-se e derrubou no chão um bibelot de biscuit.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page