top of page

Resumo Por Capítulo: Til

Parte 4

Capítulo 15 - A enjeitada


Após saber da verdade sobre a origem de Berta, d. Ermelinda decidiu que eles deveriam receber a menina como uma filha, levando-a junto para o Rio de Janeiro. Luís Galvão ficou feliz com a postura da esposa, que tomou a frente do caso para acertar com nhá Tudinha uma melhor forma de esclarecer a situação a Berta.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Para amenizar a condição da menina, d. Ermelinda inventou outra história: Luís e Besita teriam se casado em segredo; Zana teria sido a escrava deles; Besita teria morrido e Berta entregue a nhá Tudinha; Luís teria se acanhado para se apresentar como viúvo e pai a d. Ermelinda, o que teria feito esse sustentar esse segredo por tanto tempo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Nhá Tudinha e d. Ermelinda contaram tal história a Berta, mas a menina não a engoliu por inteiro. Foi até Zana tentar puxar dela alguma memória sobre sua mãe, lá encontrou Jão Fera. Primeiramente, Berta pediu-lhe que nunca mais cometesse as atrocidades que havia visto, o capanga aceitou – Ribeiro já não era uma ameaça. Jão contou-lhe, portanto, tudo o que sabia de Besita, Luís e Berta, a verdadeira história.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após ouvir tudo, Berta negou Luís Galvão como seu pai e elegeu o bugre como pai verdadeiro. Ele havia permanecido com ele e merecia seu reconhecimento.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page