top of page

Resumo Por Capítulo: Til

Parte 4

Capítulo 12 - Despedida


Na fazenda das Palmas havia um clima desconfortável. Linda preparava-se para encontrar-se com Miguel, escapando da guarda da mãe enquanto esta se ocupava dos afazeres domésticos. D. Ermelinda, não parava de atormentar-se com a história mal contada de seu marido e Besita. Luís Galvão percebia o comportamento da mulher e também sofria com a situação.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O fazendeiro tinha boas intenções em relação à Berta. No dia em que viajava para Campinas, quando retornou dizendo ter esquecido os papéis de Linda, na verdade buscava seu testamento, onde reconhecia Berta como filha. Por medo das ameaças que vinha sofrendo, iria levar o documento à cidade para reconhecimento em cartório. Apesar desse ato, não tinha coragem para admitir sua paternidade para d. Ermelinda.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Também pesava sobre Luís a culpa de Jão Fera em relação ao incêndio na noite de São João: apenas ele sabia que o Bugre o tinha salvado, e não contava isso para ninguém com medo de desenterrar todo o seu passado.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Para afastar-se destes problemas, Luís decidiu que a família se mudaria para a corte (Rio de Janeiro).


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Desesperada, Linda correu ao encontro de Miguel assim que soube da viagem. Já estavam juntos quando d. Ermelinda os surpreendeu. No entanto, a senhora não foi rude: apenas comunicou a Miguel que ele não poderia ter sua filha, então deviam despedir-se.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page