top of page

Resumo Por Capítulo: Terra Sonâmbula

Quinto capítulo - O FAZEDOR DE RIOS


Muidinga ainda estava abatido pela morte do velho Siqueleto: com ele, morria toda a tradição de uma aldeia. Tuahir não compartilhava dessa tristeza.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Os dois caminhavam em círculos, como de costume, quando avistaram um buraco comprido que era cavado por um homem. Tuahir o cumprimentou com intimidade: era Nhamataca, seu antigo companheiro de trabalho. Ele disse que estava construindo um rio: suas águas serviriam a muitos homens, mas nunca à guerra.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Muidinga não acreditava nessa história, porém Tuahir lhe contou que o seu amigo cumpria o mesmo destino de seu pai: era um homem que vivia isolado, à beira de um enorme rio; durante dias uma figura distante o gritou e ele respondeu, mesmo sem entender qualquer palavra; certo dia a pessoa desapareceu e ele construiu uma jangada a fim de procurar pelo desconhecido; em meio às águas agitadas seu barquinho afundou, mas ele foi salvo pela tal pessoa, que era uma linda mulher em uma embarcação; os dois se amaram e Nhamataca foi filho deles, nascido no rio. Agora o homem compensava sua história, fazendo um rio com suas mãos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Tuahir se dispôs a auxiliar Nhamataca. Muidinga, mesmo contrariado, também ajudou. Por muitos dias o trabalho foi duro, abrindo machucados nas mãos dos escavadores. Certa noite uma tempestade surgiu e inundou o rio que estavam construindo. Nhamataca foi levado por sua correnteza.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A chuva passou e a terra logo secou. Tuahir e Muidinga caminhavam sem encontrar o ônibus. O garoto tinha medo de estarem perdidos, mas o velho negava: afinal, o que era estar perdido?


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


À noite Tuahir demorava a dormir e disse sentir falta das histórias do Kindzu, que já era como um companheiro dos dois. Os escritos ficaram no ônibus, mas Muidinga já havia lido o caderno seguinte e se dispôs a contá-lo a seu amigo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page