top of page

Resumo Por Capítulo: Terra Sonâmbula

Décimo capítulo - A DOENÇA DO PÂNTANO


Tuahir admirava como a paisagem ao redor do ônibus sofria transformações com o tempo. Agora eles estavam em frente a um imenso pântano, de onde era possível ouvir o barulho do mar. Muidinga quis ver as águas de perto e seguiram os dois em meio ao lamaçal.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A longa caminhada invadiu a noite, quando grandes mosquitos atormentavam os caminhantes. No dia seguinte Tuahir tinha as orelhas inchadas de tanta picada e começou a sentir febre. Ele dizia que o mal-estar era devido ao barulho de pássaros que os cercavam, mas Muidinga não enxergava nenhum. O velho pendurou-se de ponta-cabeça numa árvore para ajudar seu “sangue fraco”, conforme sua mãe fazia com ele quando criança. O garoto já estava arrependido de ter saído do ônibus e Tuahir pede que o ele saia por aí espantando as aves que o incomodavam.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Muidinga caminhava pelo pântano, de forma monótona, até encontrar algumas garças muito belas. Ouve também o som de uma xigovia (flauta feita com a casca de uma fruta), tocada por um pastor que, ao se aproximar, lhe conta uma história.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Ele possuía um boi que aparentava muita tristeza. O animal tinha a visão fixa em uma garça que o rodeava e não respondia aos comandos do pastor. Certa noite o boi começou a mugir para a lua cheia e foi reduzindo de tamanho, até transformar-se numa garça. Como ave, ele encontrou-se com aquela outra para a qual antes só olhava. Dali em diante, toda noite de lua cheia o mesmo acontecia. Até que, em certo ano, a lua não apareceu por quatro meses seguidos. O boi passava as noites em sua forma original e acabou morrendo logo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Como já era tarde, Muidinga se despediu do pastor e voltou para encontrar Tuahir. O velho tinha um novo plano: ele juntara alguns paus e montara um pequeno barco, no qual seguiriam remando até o mar. Ele pede que, caso morra, não seja enterrado na lama, pois se transformaria em peixe. Muidinga promete que, caso isso ocorra, entregará seu corpo às águas, como fizeram com Taímo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O barquinho já desembocava em águas cercadas de areia clara quando Tuahir pede a Muidinga que lhe dê carinho e que deite ao seu lado, para aquecer seu corpo. O garoto fica receoso de estar se deitando com a morte.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page