top of page

Resumo Por Capítulo: Senhora

Parte 3 - Posse: Capítulo 10


Certo dia havia na varanda da casa dois cavaletes com os esboços dos retratos de Aurélia e Fernando: à pedido da moça eles foram feitos baseados em fotografias e seriam terminados com os modelos presentes.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Conforme era finalizado, o retrato de Fernando incomodou Aurélia: ele tinha uma fisionomia muito séria e triste. O pintor argumentou que apenas pintara o que vira, então a mulher pediu que lhe desse um tempo para um retoque final.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Aurélia, que antes mantinha-se distante de Seixas, passou a procurá-lo em sua forma mais alegre, para falar de música, admirar a natureza, ler livros em sua companhia. A mudança no espírito da moça sensibilizou Fernando de tal forma que sua feição também mudou.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Nesse ponto, Aurélia solicitou que o pintor retornasse ao seu trabalho, conseguindo retratar um Seixas que aparentava ser mais jovem, mais alegre. Ordenou que fosse feita mais uma cópia daquele retrato, com o mesmo rosto, porém com outras roupas – as que ele usava quando a conheceu.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após isto, entretanto, Aurélia retornou ao seu estado de distanciamento: evitava o contato com o marido a todo custo. A mudança súbita fez com que D. Firmina reparasse no comportamento da moça e sugerisse que ela talvez estivesse grávida: Aurélia soltou uma gargalhada.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Passaram-se meses até que Aurélia voltasse a comportar-se com alegria: agora ela fazia questão que toda a sociedade notasse sua felicidade. Participava dos bailes, saía a passeios, realizava reuniões em sua casa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Comentando com Fernando sobre sua “febre” de divertimentos, a mulher argumentou que desejava ao menos ser invejada, já que não pôde ser amada, e que toda a vida era apenas uma ilusão. Fernando mantinha-se cumprindo seu papel, afirmando que era direito de Aurélia gozar aquela vida, mas que talvez um dia visse a existência por outro ângulo. Aurélia assumiu que possivelmente deixasse de lado aquelas ilusões e encararia a realidade: com um sorriso irônico, afirmou que assim talvez eles se entendessem.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page