top of page

Resumo Por Capítulo: Senhora

Parte 3 - Posse: Capítulo 1


Em seu quarto, Seixas passou por uma intensa crise emocional: avaliou todos os luxos que o cercavam e que antes lhe atraíam, mas agora o repulsavam. Olhando para fora, para as plantas, para o céu, com suas estrelas e nuvens, sentiu como nunca a beleza que a natureza lhe proporcionava, chegando a derramar algumas lágrimas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Indo à escrivaninha, preparou-se para escrever uma carta, mas desistiu após a pena emperrar no tinteiro. Depois foi à penteadeira e guardou todos os objetos de valor nas gavetas, fazendo o mesmo em todos os móveis de seu aposento. Procurou, em seguida, alguns trajes que havia trazido de sua casa e vestiu os mais modestos deles. Acendeu um charuto e foi à janela, sentiu-se preparado para enfrentar a situação em que se colocou.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Refletindo sobre o debate travado com Aurélia, Seixas agora sentia alguma admiração pelo amor que ela lhe dedicou. Não era apenas um amor romântico, como um capricho, uma atração ao acaso, como ele imaginava que era qualquer amor. Agora, por ironia, não amaria a ela, nem a ninguém mais.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Já amanhecia quando Fernando desceu ao jardim e continuou a apreciar a beleza das plantas e suas flores, em contraste com as belezas artificiais que valorizava até então, levado pelas convenções sociais em que vivia. Agora uma nova energia envolvia sua alma, algo além do material.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Observou do lado de fora da grade um mascate (vendedor ambulante) que por algum estranho motivo estava ali àquele horário. Pediu a ele um pente e uma escova de dentes, deu-lhe o dinheiro e não aguardou o troco, pois tinha pressa de voltar ao seu aposento, evitando que qualquer pessoa o visse.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Já com o sol alto, um criado bateu à sua porta para servir-lhe, mas ele não respondeu. Preparou-se com o pente e a escova que comprara, saindo em seguida e esperando, sentado ao corredor. O criado surgiu novamente, questionando os gostos de seu senhor quanto ao jornal, ao horário de almoço e a um eventual passeio, colocando-se à sua total disposição. Em suas respostas Fernando deixava claro que não tinha nenhum desejo a ser satisfeito e tudo poderia correr como sempre foi naquela casa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Às dez horas foi servido o almoço e Fernando foi chamado, à mando de sua senhora.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page