top of page

Resumo Por Capítulo: Senhora

Parte 2 - Quitação: Capítulo 5


Sr. Lemos, ao saber do futuro casamento da sobrinha, decidiu entrar em ação para evitá-lo e dar continuidade a seus próprios planos para a garota. Percebeu ele que Fernando Seixas estava a galantear outra dama, Adelaide, cujo pai, Tavares do Amaral, era seu amigo. Preocupado com a aproximação de sua filha e Dr. Torquato Ribeiro, um homem pobre, Amaral foi facilmente atraído pela ideia que Lemos lhe ofereceu: unir Adelaide a Fernando Seixas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Fernando galanteava Adelaide da mesma forma de galantearia qualquer bela moça, como também era costume da época. Além disso, o compromisso do casamento com Aurélia, uma garota pobre, começou a pesar-lhe. A ideia de formar uma família era menos atrativa do que a manutenção de sua vida luxuosa na corte, e ambas realizações não poderiam acontecer em conjunto. Largar Aurélia, quase órfã, no entanto, também causaria danos à sua imagem.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Percebendo a tristeza que tomou conta de Seixas, Aurélia ofereceu que fosse feito o desenlace do compromisso, sem negar que continuaria o amando. Tal declaração deixou Fernando ainda mais aturdido.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Nessa situação, Seixas foi convidado por Tavares do Amaral a frequentar sua casa. Dr. Torquato Ribeiro, notando a inclinação de Adelaide, abriu mão do romance e deixou o caminho livre para Fernando. A garota seduzia o novo pretendente quando seu pai, Amaral, ofereceu a mão da filha em casamento junto a um dote de trinta contos de réis. Seixas o aceitou.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page