top of page

Resumo Por Capítulo: Senhora

Parte 2 - Quitação: Capítulo 2


Viúva, Emília isolou-se ainda mais. Tendo dois filhos para criar, pediu ajuda ao seu sogro, o fazendeiro Lourenço. Não reconhecendo tal relação, ele lhe enviou um conto de réis junto ao pedido de que não mais o importunasse.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O filho Emílio, apesar de ter acesso a bons estudos, era incompetente em qualquer tarefa. A função de corretor de fundos, conseguida por meio de um correspondente de seu pai, acabava sendo exercida por sua irmã Aurélia, que se dava melhor com os números.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A esta moça sobravam também as tarefas domésticas e algumas costuras que somavam à renda da casa, enquanto sua mãe, sempre enferma, cobrava-lhe um marido que garantisse seu futuro. Aurélia, no entanto, não se interessava por tal empenho – ela ainda sonhava com o ideal romântico para o matrimônio.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Certo dia de calor Emílio tomou um banho gelado que lhe rendeu uma pneumonia mortal, sendo que Aurélia cuidou-lhe como uma mãe, até o último momento.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Emília, vendo o destino solitário e indigente que restaria a Aurélia, insistiu que a filha fosse à janela para mostrar sua beleza a algum homem que havia de querê-la como esposa. Contrariada, a moça obedeceu ao pedido, somente para satisfazer o desejo da mãe.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page