top of page

Resumo Por Capítulo: Senhora

Parte 2 - Quitação: Capítulo 1


Dois anos antes do casamento de Aurélia e Fernando, vivia a moça junto de sua mãe enferma, D. Emília Lemos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Emília, quando jovem, apaixonou-se por um estudante de medicina, Pedro Camargo. Sr. Manuel Lemos, irmão mais velho de Emília, verificou que Pedro era filho de um rico fazendeiro com uma rapariga, porém ainda não reconhecido oficialmente – o que seria necessário acontecer para que a família de Emília autorizasse a união.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Os dois jovens, no entanto, casaram-se às escondidas. Quando o fazendeiro Lourenço de Souza Camargo soube que seu filho havia se juntado a uma moça na corte, mandou buscar Pedro de volta à fazenda. O jovem prometeu à Emília que confessaria sua união a seu pai e voltaria em breve, mas ele não teve coragem para tanto, uma vez que ainda era possível que seu pai o renegasse.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Durante um ano Pedro correspondeu-se com Emília jurando-lhe amor e também lhe enviava dinheiro para manter sua casa na cidade. Quando o fazendeiro imaginou que havia acabado o romance de seu filho, permitiu que este retornasse a corte. Assim Pedro e Emília uniam-se, amavam-se e depois separavam-se. Frutos desta relação nasceram Emílio Camargo – a quem a mãe queria chamar Pedro, mas não o fez por pedido do próprio marido, que considerava aquele nome triste – e Aurélia Camargo – nome da mãe de Pedro, que havia morrido ainda envergonhada por seu ato.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Passaram-se doze anos nestas circunstâncias, até que o fazendeiro Lourenço cobrou de seu filho Pedro o casamento com a filha de outro rico fazendeiro. Pedro Camargo, sentindo-se pressionado pela vontade de seu pai e contrariado por seu compromisso com Emília Lemos, isolou-se num rancho abandonado para decidir-se. Lá adoeceu e, antes de falecer, confiou a um tropeiro, que estava à caminho da corte, três contos de réis que deveriam ser entregues a Emília – e assim foi feito.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Viúva, Emília viveu em luto até o dia de sua morte.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page