top of page

Resumo Por Capítulo: Senhora

Parte 1 - O Preço: Capítulo 6


Fernando Seixas estudava em São Paulo até que a morte de seu pai, um funcionário público, deixou a família em má situação financeira. Fernando poderia finalizar seu curso com a ajuda de colegas, mas faltou-lhe força de vontade e ele voltou ao Rio. Lá conseguiu emprego público por meio de amigos de seu falecido pai. Após algum tempo, seguindo uma vocação pessoal, ganhou algum reconhecimento como escritor na imprensa da cidade.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A herança deixada para D. Camila, mãe de Seixas, rendia algum dinheiro, mas não o suficiente para manter a casa, onde também viviam Mariquinhas (filha mais velha) e Nicota (filha mais nova). Assim, as três realizavam trabalhos de costura para complementar a modesta renda. Fernando, por outro lado, gastava todo seu dinheiro em boas roupas, teatros e bailes, tudo com o consentimento das mulheres da casa, que desejavam para ele somente o melhor.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Certa vez, voltando mais cedo de um baile, por conta de uma decepção amorosa, Fernando ouviu visitas comentando com sua mãe e irmãs sobre uma nova ópera que se apresentava na cidade. Sentindo algum remorso, convidou-as para o teatro e, lá chegando, percebeu os comentários negativos de seus colegas pela forma simplória que sua família se vestia. Daí em diante comprometeu-se em enriquecer para poder manter sua mãe e irmãs em condições tão dignas quanto as dele, fosse por meio da política ou de um bom casamento.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Seixas estava voltando de Pernambuco, onde passara oito meses em comissão – dizia-se que ele planejava uma candidatura política, outros acreditavam haver por lá algum romance em andamento. Os dois fatos poderiam ser verdade, mas uma outra razão maior estava por trás deste longo distanciamento da corte.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page