top of page

Resumo Por Capítulo: Senhora

Parte 1 - O Preço: Capítulo 4


A inteligência e a postura firme de Aurélia perturbavam o Sr. Lemos: diferente de outras mulheres, que se deixavam levar somente pelo coração, a garota usava muito seu cérebro, sabia de economia, matemática… Mas ela não usava isso para se exibir, pelo contrário, na sociedade só falava de assuntos triviais.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Direto ao assunto, Aurélia pediu que Lemos a ajudasse com seu casamento. O tutor logo se dispôs a avaliar os candidatos, mas a jovem deixou claro que o rapaz já havia sido escolhido: se o Sr. Lemos não concordasse, ela iria até o juiz para conseguir a permissão. Por outro lado, a jovem disse contar com a amizade do tio, afirmando que queria casar-se por vontade própria, para encontrar a felicidade – e caso tivesse a ajuda que esperava, lhe retribuiria financeiramente.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Com o acordo feito, Aurélia detalhou seu plano… Adelaide Amaral era uma jovem apaixonada por Dr. Torquato, porém este era pobre e fora recusado pelo pai de Adelaide, que acertou se casamento com outro jovem, a quem ofereceu trinta contos de réis como dote. Este tal jovem, que acabara de chegar à cidade, era o marido desejado por Aurélia. Para atender a este desejo, ela estava disposta a dar cinquenta contos de réis ao Dr. Torquato, garantindo seu casamento com Adelaide e deixando livre o outro rapaz, a quem ofereceria um dote ainda maior.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Lemos aceitou a proposta e recebeu mais instruções: o nome de Aurélia não deveria ser mencionado ao rapaz, bastaria ele saber que não se tratava de uma mulher velha ou feia. Caso ele recusasse uma oferta inicial de cem mil réis, Lemos poderia dobrá-la ou mesmo elevá-la até a metade da fortuna da órfã – Aurélia dizia, com uma expressão estranha, que estava “comprando sua felicidade”, portanto isso não seria caro.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page