top of page

Resumo Por Capítulo: Sagarana

Traços biográficos de Lalino Salãthiel ou A volta do marido pródigo - I


Numa obra de aterramento para a passagem de uma rodovia trabalham brasileiros e espanhóis, liderados pelo seu Marra e pelo chefe Garcia, respectivamente. Chega um caminhão dirigido por seu Waldemar, o encarregado, que traz com ele Lalino Salãthiel.


CONTNUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Mesmo chegando atrasado ao trabalho, Lalino preserva seu bom humor e cumprimenta a todos com entusiasmo. Alguns companheiros de trabalho não concordam com a postura do mulato, mas não deixam de serem corteses com ele.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Mesmo o seu Marra, que estava prestes a descontar o homem pelo atraso, cai na sua conversa e acredita em seus supostos motivos, liberando-o para o trabalho. Ao puxar conversa com Corrêia, um outro trabalhador, Lalino consegue que ele realize o trabalho em seu lugar.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Na hora do almoço ele exibe um simples lanche com o orgulho de quem se satisfaz com o pouco. Os colegas comentam que Lalino deveria ser menos positivo e mais realista, visto que sua mulher é desejada por um dos espanhóis, Ramiro.


CONTNUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O mulato continua costurando o seu dia de conversa em conversa: fala sobre terras que não visitou, descreve peças de teatro que nunca assistiu… E entretém seus colegas e patrões que, entretanto, pensam em colocá-lo num trabalho mais isolado, para não contagiar os demais com sua postura tão descontraída.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page