top of page

Resumo Por Capítulo: Os Sertões

TRAVESSIA DO CAMBAIO: Capítulo 4


NOS “TABULEIRINHOS”

Em “Tabuleirinhos”, bem próximo do arraial, as tropas militares fizeram um pouso noturno, hidratando-se na pequena lagoa do Cipó. Durante a madrugada percebia-se que jagunços rondavam o acampamento.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


SEGUNDO COMBATE

Na manhã seguinte os soldados disparam um canhão na direção de Canudos e isso induz os jagunços, que os observavam à distância, a atacarem imediatamente. Repetia-se o confronto de Uauá: os corajosos sertanejos lançando-se ao embate corporal quando necessário e os militares descarregando pesadamente suas munições sobre os inimigos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Ainda que as forças do governo se revelassem claramente superiores, derrubando mais de trezentos jagunços, a expedição preferiu recuar por conta dos poucos tiros restantes à sua artilharia.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A LEGIO FULMINATA DE JOÃO ABADE

Canudos um grupo de homens liderado por João Abade saiu em direção a Tabuleirinhos assim que se ouviram os tiros e explosões do combate em andamento.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Os cerca de seiscentos jagunços mal chegavam ao campo de batalha e eram assombrados por balas que caíam do céu alvejando muitos de seus companheiros: os militares estavam disparando suas armas a todas as direções, inclusive para o alto, fazendo com que os projéteis alcançassem os inimigos mais distantes, mesmo sem conhecê-los.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O grupo de João Abade retornou a Canudos em estado de pânico, transtornando os ânimos do arraial. Alguns dos moradores já faziam suas trouxas para abandonar suas casas e as poucas senhoras que se mantinham fiéis ao Conselheiro lhe suplicavam por alguma orientação. Caso os militares tivessem optado por avançar sobre a cidade naquele momento, a vitória provavelmente teria sido certa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


NOVO MILAGRE DO CONSELHEIRO

Antônio Conselheiro se manteve impassível perante a desordem de seu povoado, parecendo aceitar o martírio que se aproximava. Instantes depois veio a notícia de que as tropas do governo se afastavam do arraial: um novo milagre reavivava o profeta.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page