top of page

Resumo Por Capítulo: Os Sertões

TRAVESSIA DO CAMBAIO: Capítulo 3


O CAMBAIO

O Cambaio era uma serra de pedras com formatos curiosos, que se assemelhavam a fortalezas, pequenas casas ou túmulos nos morros, despertando a imaginação dos viajantes que ali passavam, amedrontados.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


BALUARTES SINE CALCII LINIMENTI

A estrada do Cambaio passava por cima da serra, subindo ladeiras e cruzando um estreito desfiladeiro. Os soldados ainda galgavam as primeiras encostas quando foram surpreendidos pelos inimigos, escondidos nas dobras do terreno, deflagrando tiros.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


PRIMEIRO RECONTRO

Sob fervorosos gritos dos jagunços, que exaltavam o Conselheiro e desafiavam as forças do governo, os militares vacilaram ao empunharem suas armas. Em instantes a batalha dominava todo o cenário, em completa desordem.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Para compensar a desvantagem tecnológica do lento recarregamento de suas armas, os jagunços organizavam-se em grupos que muniam os atiradores com espingardas prontas para atirar. Quando um destes era alvejado, outro logo tomava seu posto.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


JOÃO GRANDE

Os jagunços eram comandados por João Grande, um negro enorme e ágil, cujos movimentos corajosos serviam de exemplo a seus comparsas. Ele cairia, porém, ao tentar lançar-se corpo a corpo sobre a artilharia militar.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O poder superior das armas e dos canhões da expedição, após três horas de conflito, espantou os sertanejos quando mais de cem deles já estavam mortos. Com apenas quatro baixas, os soldados perseguiram alguns de seus inimigos e continuaram a travessia da serra.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


EPISÓDIO TRÁGICO

Cerca de quarenta sertanejos se abrigaram sob uma laje de pedra que os escondia das tropas. A tentativa do último tiroteio resultou em um revide de um só tiro que fez despencar a rocha sobre seus corpos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page