top of page

Resumo Por Capítulo: Os Sertões

TRAVESSIA DO CAMBAIO: Capítulo 2


INCOMPREENSÃO DA CAMPANHA

O encantamento dos habitantes de Monte Santo com as tropas contagiou o ânimo dos militares, que davam a vitória como certa antes mesmo de se iniciar a batalha. A consciência do perigo que os jagunços representavam teria um melhor efeito sobre a expedição, que estaria mais preparada para o combate, mas não foi o que ocorreu.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Ao deixar Queimadas os soldados já levavam menos armamento que o planejado e a ilusão de superioridade inspirada pela estadia em Monte Santo fez com que saíssem de lá ainda menos equipados.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


As estratégias de guerra escolhidas pelo comandante revelavam completo alheamento às condições do terreno e ao inimigo que seria enfrentado: divididos em três colunas, os combatentes assumiam uma postura frágil, que seria dispersa assim que chegassem ao arraial.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


EM MARCHA PARA CANUDOS

A expedição seguiu pela estrada do Cambaio, que cruza um terreno irregular, dificultando o transporte do armamento pesado. Os pousos noturnos eram feitos sem qualquer cuidado no meio de vales descampados: seriam grandes oportunidades de um ataque surpresa dos fanáticos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Aproximando-se de Canudos, casas incendiadas e fogueiras acesas denunciavam a presença do inimigo. Os vultos de jagunços que espiavam as tropas amedrontavam os soldados.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A lentidão da marcha fez com que boa parte dos suprimentos alimentares se esgotasse ainda antes da chegada ao arraial. Homens de Monte Santo contratados como cargueiros desapareceram durante a noite.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page