top of page

Resumo Por Capítulo: Os Sertões

QUARTA EXPEDIÇÃO: Capítulo 7


OUTROS REFORÇOS

A contínua resistência dos poucos jagunços restantes em Canudos, que poderiam facilmente fugir para a região do rio São Francisco para salvarem suas vidas, parecia esconder que havia ali um maior número de homens do que divulgavam oficialmente os coronéis à imprensa. Se fazia portanto necessária uma nova medida por parte do governo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A BRIGADA GIRARD

A nova brigada auxiliar para o combate em Canudos ganhou o nome de seu general, Miguel Maria Girard, e somava um grupo de mais de mil praças ao confronto. Sua atuação, porém, foi frustrante: a cada parada a caminho do arraial muitos de seus oficiais eram acometidos por doenças e a abandonavam.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


HEROÍSMO ESTRANHO

O autor desconfia que as fraquezas que acometiam os militares eram resultado do desequilíbrio psicológico gerado pela proximidade do campo de batalha e do esgotamento de seus mantimentos. O heroísmo destes homens estava fundado na coragem de assumir à nação que eram profundamente covardes.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


EM VIAGEM PARA CANUDOS

A aproximação final do arraial foi igualmente desastrosa: dezenas de soldados acometidos por varíola ficavam pelo caminho e dois assaltos repentinos de jagunços entrincheirados surpreenderam as tropas, que só podiam tentar se defender e fugir adiante, ainda deixando para trás quase todos os animais de carga.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page