top of page

Resumo Por Capítulo: Os Sertões

QUARTA EXPEDIÇÃO: Capítulo 2


MOBILIZAÇÃO DE TROPAS, CONCENTRAÇÃO EM QUEIMADAS

Sacrificando-se pela República, batalhões de todos os Estados prepararam-se para o confronto. As tropas reuniam-se na Bahia, onde o ambiente antiquado remetia à monarquia e dava ares de território inimigo. A concentração final ocorria em Queimadas, de onde sairia a marcha a Monte Santo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


ORGANIZA-SE A 4ª EXPEDIÇÃO, CRÍTICA

Formaram-se seis brigadas que se dividiram em duas colunas, sendo que uma invadiria Canudos a partir de Monte Santo e a segunda faria o caminho oposto, saindo de Aracaju. Tal estratégia, na opinião do autor, apenas repetia os erros das expedições anteriores: levaria os soldados às mesmas armadilhas do arraial e deixava espaço para uma eventual fuga dos sertanejos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


DELONGAS

Por três meses as tropas estiveram estacionadas em Queimadas: havia falta de mantimentos, de estrutura e de soldados treinados. A empolgação dos primeiros dias transformou-se em impaciência perante a imobilidade da ação. Havia ainda o receio de que a segunda coluna, que partiria de Aracaju liderada pelo general Savaget, fizesse os primeiros movimentos e tomasse Canudos por conta própria. A única benfeitoria realizada no período foi a conclusão da linha telegráfica local pelos engenheiros militares.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


NÃO HÁ UM PLANO DE CAMPANHA, CRÍTICA

Ainda que a comissão de engenharia tenha alertado sobre as singularidades do terreno a se tomar, que demandavam homens bem abastecidos, com grande mobilidade e flexibilidade de formações, mais uma vez optou-se por táticas de guerra ultrapassadas que não se adaptariam ao sertão: as colunas partiriam com metade do mantimento necessário e teriam de carregar gigantes canhões de aço pelo meio da caatinga, valendo-se apenas de uma frágil estrada construída pelos engenheiros militares na véspera da marcha. As imponentes fardas europeias do exército eram outro aspecto completamente incoerente com a realidade da missão: rasgavam-se facilmente ao menor contato com a vegetação.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A COMISSÃO DE ENGENHARIA, SIQUEIRA DE MENESES, ESTRADA DE CALUMBI

De origem sertaneja, o tenente-coronel Siqueira de Meneses era o homem mais lúcido da campanha, dando profunda atenção aos acidentes geográficos do entorno do arraial e traçando um caminho eficaz e surpreendente. Os jagunços esperavam que as tropas utilizassem a estrada de Calumbi, que não havia sido explorada pelas expedições anteriores, mas Meneses planejou uma nova rota, mais ao norte.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A MARCHA PARA CANUDOS

As brigadas partiram em completa desarmonia: as vanguardas, sempre ágeis, criavam longos intervalos até os agrupamentos posteriores, que se atrasavam com os constantes percalços do transporte das máquinas de guerra.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O 5º CORPO DE POLÍCIA BAIANA

Este agrupamento, encarregado da maior parte das munições, era formado basicamente por sertanejos: um batalhão de jagunços, com todos seus traços de heroísmo ingênuo e bárbaro.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


ALTERAÇÃO DE FORMATURA, INCIDENTES

A disritmia entre os batalhões fez com que eles se espalhassem por quatro léguas, expondo-se fragilmente a qualquer levante do inimigo. O tortuoso trajeto foi algumas vezes interrompido e revisto. A certa altura encontraram-se alguns dos rebeldes, que destelhavam os abrigos a serem utilizados pelos soldados e foram mortos a sangue frio. A natureza, pelo relevo, clima e vegetação, também se tornou um inimigo poderoso.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


UM GUIA TEMEROSO: PAJÉU

Liderado por Pajéu, um famoso quadrilheiro, um grupo de revoltosos cercou as tropas de assaltos rápidos com a intenção colocá-los em marcha desesperada, da mesma forma que ocorreu com as expedições anteriores.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


NO “ROSÁRIO”

A 80 quilômetros de Canudos a coluna de Monte Santo esperava atacar o arraial no dia seguinte, acompanhada da coluna de Savaget. As primeiras trocas de tiros colocaram todos em alerta e cautela, mas os movimentos das tropas continuavam dessincronizados.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


PASSAGEM NAS PITOMBAS, RECORDAÇÕES CRUÉIS

Após um último assalto do grupo de Pajéu, que resultou em duas baixas entre as forças do governo, a marcha atravessou o sítio de Pitombas, onde cruzou um cenário temeroso: restos de fardas, esqueletos e cadáveres decapitados de soldados das expedições anteriores.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O ALTO DA FAVELA, FUZILARIA, CRÍTICA

Atingindo o topo da montanha que precedia Canudos, as tropas achavam-se como num vale desmatado.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A fuzilaria do inimigo invisível ressurgia em um crescente, atordoando os soldados. Numa superficial demonstração de força, dezenas de granadas foram lançadas em direção ao arraial, assim que foi avistado.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Mais uma vez o autor ressalta a ineficácia da divisão das tropas, que as levavam para uma mesma armadilha.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


TRINCHEIRAS DE JAGUNÇOS, CONTINUA A FUZILARIA

As encostas do morro estavam repletas de trincheiras com jagunços que podiam atacar em plena segurança. Ao exército restava disparar canhões que rasgavam a terra e destruíam os abrigos do inimigo. Ainda assim, ao cair da noite, tiros misteriosos atingiam os soldados por todos os lados.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


ACAMPAMENTO NA FAVELA

Com mais de cinquenta feridos e vinte mortos, os combatentes acamparam assim que cessaram os ataques dos sertanejos, imaginando que isso era um sinal da proximidade da vitória, mas estavam enganados.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


CANUDOS

O arraial havia crescido, mas sempre com o mesmo aspecto primitivo. A igreja nova estava quase pronta.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A nova manhã se iniciou com a teatralidade de tiros de canhões em direção ao povoado, que só fez despertar a fúria dos jagunços que também haviam passado a noite no entorno das tropas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


CHUVA DE BALAS, CONFUSÃO E DESORDEM, BAIXAS

Os milhares de soldados viram-se cercados por projéteis de todos os lados. Acuados e sem comando claro, responderam individual e desordenadamente, com tiros a esmo. A munição logo se esgotaria.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O espírito valente de alguns oficiais e seus agrupamentos só serviu para colocá-los sob a mira certeira dos jagunços, resultando em mais de cem combatentes impossibilitados de lutar com apenas meia hora de confronto.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


UMA DIVISÃO APRISIONADA

A primeira coluna viu-se numa emboscada, sem conseguir avançar nem fugir. Restava pedir auxílio ao grupo do general Savaget.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page