top of page

Resumo Por Capítulo: Os Sertões

QUARTA EXPEDIÇÃO: Capítulo 1


DESASTRES

Houve grande comoção nacional em torno da quarta expedição, que enfrentaria o que já era considerada a vanguarda de um movimento geral de restauração monárquica.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


CANUDOS – UMA DIÁTESE

A imprensa, as ruas e até mesmo os líderes políticos compreenderam Canudos como um risco real para a recém-fundada República, exigindo uma resposta enérgica contra os agitadores saudosos do império.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


EMPASTELAMENTO DE JORNAIS MONÁRQUICOS

As sedes dos jornais monarquistas foram vandalizadas por manifestantes defensores do governo republicano e da memória de Floriano Peixoto.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A RUA DO OUVIDOR E AS CAATINGAS

O narrador encontra argumentos hereditários e sociológicos para a irradiação do comportamento bruto e irracional das massas urbanas em função da guerra em Canudos: o tipo sertanejo tinha seus similares nas capitais, que encontravam naquela ocasião a oportunidade de expressar sua essência primitiva.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


CONSIDERAÇÕES

Para Euclides da Cunha a resistência dos jagunços e sua aversão ao novo regime, após séculos de isolamento e desamparo, era algo logicamente previsível. Desproporcional a isso foi a reação da sociedade brasileira, dita civilizada, que se deixou levar por um desvario coletivo perante a suposta ameaça restauradora.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


VERSÕES DISPARATADAS, MENTIRAS HEROICAS, O CABO ROQUE

Os desastres da terceira expedição eram noticiados aos poucos pelo país, carregando contradições que só alimentavam mitos e boatos. Oficiais mortos eram dados como sobreviventes, para mais tarde terem suas mortes confirmadas; os sertanejos eram descritos como um exército bem treinado e organizado; esboçavam-se figuras heroicas, como o Cabo Roque, que teria sacrificado sua vida na defesa do cadáver de Moreira César, mas depois seria apareceria vivo em Queimadas; o número de baixas entre os Republicanos eram inflados, para depois serem reduzidos conforme os sobreviventes surgiam do sertão.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


LEVANTAMENTO EM MASSA, PLANOS

A queda da terceira expedição resultou em luto nacional, com direito a missas fúnebres por todo o país e sessões solenes em todas as câmaras municipais. Cidadãos organizavam-se em batalhões que se dispunham a defender a honra da República.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Os quartéis abriram inscrições; o presidente chamou os próprios deputados às armas; engenheiros propuseram obras imediatas para a construção de uma linha férrea que daria acesso ao campo de batalha.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


UM TROPEAR DE BÁRBAROS

Acreditava-se que Canudos, que seria um arraial gigantesco e bem estruturado, ganhava influência em outras partes do sertão e do país, com a formação de novos grupos de fiéis liderados por outros visionários, todos contra a ordem republicana.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page