top of page

Resumo Por Capítulo: Os Sertões

NOVA FASE DA LUTA: Capítulo 2


MARCHA DA DIVISÃO AUXILIAR, MEDO GLORIOSO

Seguindo de Monte Santo pela nova estrada, o único receio dos novos expedicionários era não chegar a tempo de participar da glória do combate – por isso apertavam o passo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


CAXOMONGÓ, REBATE FALSO

Em 15 de setembro as tropas pousaram no sítio de “Caxomongó” e um inusitado sobressalto se abateu sobre os soldados: durante a noite uma sentinela efetuou um disparo por engano, fazendo com que todos acordassem assustados, armando-se e alinhando-se para o suposto combate…


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


EM BUSCA DE MEIA RAÇÃO DE GLÓRIA, ASPECTO DO ACAMPAMENTO

Subindo o morro da Favela, os soldados compreenderam que ainda havia tempo para provarem da glória da vitória: mesmo em ruínas, Canudos resistia.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O acampamento de militares ganhava contornos de um novo arraial, com homens à paisana e mulheres cuidando das casas. Somente ao chegar à tenda do general é que se tinha noção de estar e um campo de batalha.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


CANUDOS

Canudos contava com mais de cinco mil casebres. A argila vermelha que os cobria confundia-se com o solo da região e dava a impressão de uma ocupação ainda maior. De forma geral, o arraial estava em ruínas – mal se podia acreditar que havia pessoas habitando o local. A prova de que os sertanejos continuavam por ali eram os disparos que eventualmente chegavam às tendas militares e os gritos e choros de mulheres e crianças quando algum abrigo era demolido pelos canhões do exército.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A vitória quase certa deixou as forças militares acomodadas a um combate morno, mas ainda havia o temor de que os jagunços tivessem um último ímpeto heroico que os salvassem.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Durante a noite, era possível ouvir a curiosa comunicação à distância entre soldados e jagunços, que se cumprimentavam, falavam de suas vidas e famílias, até que alguma divergência fizesse com que a troca de palavras se transformasse em troca de tiros.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O CHARLATANISMO DA CORAGEM

O longo período de combate fez com que todos se adaptassem à situação: eventuais mortes e projéteis que cruzavam o acampamento já não assustavam mais os soldados, calejados de tanto enfrentamento. Muitos deles assumiam uma postura de “charlatães da coragem”, exibindo-se à distância à mira dos jagunços, narrando aos recém-chegados as provações dramáticas vividas até ali, mas considerando que não havia muito mais a fazer: o inimigo definharia por si só.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page