top of page

Resumo Por Capítulo: Os Sertões

Análise dos Personagens


Euclides da Cunha – Nascido no Rio de Janeiro em 1866, foi cadete do exército por um breve período e passou a trabalhar como jornalista ao mudar-se para São Paulo. Formou-se em Matemática e Ciências Naturais e trabalhou na iniciativa pública. Em 1897 foi enviado pelo jornal O Estado de São Paulo para cobrir o conflito de Canudos. Cinco anos mais tarde publicou Os Sertões, que o lançou para uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Sete anos mais tarde teve uma morte trágica, sendo assassinado pelo amante de sua esposa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Antônio Conselheiro – Nascido Antônio Vicente Mendes Maciel, em 1830 no Ceará, Conselheiro teve uma vida tradicional, casando-se e trabalhando no comércio, até o dia em que flagra sua mulher traindo-o com um sargento de polícia. Humilhado e abatido, a partir de 1861 ele sai em peregrinação pelos sertões do nordeste, levando uma vida de penitência e sendo visto pelo povo como um santo milagroso. Chega a ser preso por uma denúncia de assassinato da própria mãe e esposa, mas sua inocência é comprovada. Durante a Grande Seca de 1877 Conselheiro ganha inúmeros seguidores, assim como em 1888, com a abolição da escravatura. Em 1893 estabelece uma comunidade no arraial de Canudos, que logo se torna o destino de milhares de migrantes. Morre em 1897 durante o conflito com as forças militares, que desde o ano anterior atacavam o povoado.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


João Abade – Considerado o líder de guerra entre os combatentes do arraial de Canudos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Moreira César – Coronel do exército, envolveu-se desde cedo em polêmicas, como no caso do ataque a um jornalista na cidade do Rio de Janeiro. Participou das campanhas contra a Revolta da Armada e contra a Revolução Federalista, no sul. Conhecido por seu caráter agressivo, ele comandou a primeira grande expedição para Canudos, onde teve uma atuação desastrosa que culminou com sua morte.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Coronel Tamarindo – Substituto imediato de Moreira César, liderou a expedição em um momento de derrota. Sem capacidade de tomar grandes decisões, apenas delegou algumas tarefas e ordenou o recuo dos combatentes. Nesse movimento acabou sendo atingido por um tiro, quando montava seu cavalo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


General Savaget – Líder da coluna que partiu de Aracaju, comandou mais de dois mil homens sobre Canudos e saiu de batalha após sofrer um ferimento.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Siqueira de Meneses – Militar e engenheiro, foi responsável por estratégias bem articuladas no avanço em direção ao arraial.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Pajéu – Líder quadrilheiro que atemorizou as tropas do exército ao cercá-las quando ainda se encaminhavam para Canudos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Carlos Teles – Militar gaúcho, esteve sob comando de Savaget e foi responsável por estratégias de ataque bem sucedidas, mas sofreu um ferimento grave e foi retirado da batalha.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Artur Oscar – General que liderou a última expedição sobre Canudos, conhecido por uma estratégia conservadora que lhe rendeu bons resultados.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Carlos Machado de Bittencourt – Ministro da Guerra na época do combate, inspecionou pessoalmente a situação dos soldados e elaborou estratégias que auxiliaram no avanço das tropas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Antônio Beatinho – Assistente direto de Conselheiro, participou dos movimentos finais de rendição do arraial, quando entregou mulheres e crianças aos militares.



ou continue lendo online...

bottom of page